amok
, ,

Organize suas fotos com o Amok, um software poderoso!

Organização de fotos utilizando informações EXIF para criar pastas considerando linha de tempo das imagens capturadas por meio de equipamentos digitais.

Manter as fotos digitais armazenadas de maneira eficiente é, de fato, uma tarefa cada vez mais complicada.  O uso de mais de um equipamento, o vício de manter fotos armazenadas nos diversos dispositivos, as máquinas digitais integradas em celulares, são apenas algumas das variáveis com as quais lidamos frequentemente.

O picasa e outros softwares do gênero gerenciam as fotos internamente por meio de um banco de dados proprietário, mas na hora de achar “aquela uma” no HD a coisa muda de figura e, quase sempre, complica. Resultado, outra vez: “Não achei a foto, importei de novo!”.

E organizar suas fotos pode ser fácil assim:

Minhas imagens/Ano/Mês/hora (info do equipamento utilizado).jpg

Parece uma solução lógica, mas fazer isso manualmente seria uma tarefa penosa. Aqui vai a dica gratuita para os amantes de fotos digitais: AmoK

Prática recomendada

  • Antes de qualquer coisa faça um backup de suas imagens, cópias regulares;
  • Mantenha o método de importação habitual, seja o software que acompanha o seu equipamento ou o Gerenciador de Arquivos do Windows (recortar/copiar e colar);
  • Defina uma pasta “destino para organização” será o destino padrão quando importar as fotos da sua máquina digital para o desktop ou notebook e também onde colocará as fotos para processamento com o AmoK, ex.: “Minhas imagens\Organizar”;
  • Ao mover/copiar suas imagens para pasta “Organizar”, seja qual for o nome que der a ela, leve junto a estrutura de pastas. O Amok é capaz de processar as imagens contidas nas pastas e subpastas;
  • Defina a pasta “destino final”, a partir de onde as fotos serão armazenadas conforme o “Perfil” utilizado;
  • Quando importar as imagens dos seus dispositivos considere a remoção de qualquer conteúdo ao final do processo, torna as futuras importações mais rápidas e evita duplicidades.

Os passos

  1. Definição do Perfil (Estrutura de pastas e regras para nomes de arquivos);
  2. Definição do Destino das imagens processadas;
  3. Definição da Origem das imagens para processamento.

Definição do Perfil

Defina o método que será utilizado, as fotos listadas serão copiadas, movidas ou seu processamento se dará apenas para renomear os arquivos com o formato pretendido.

Configure a estrutura de pastas. Nos casos em que o objetivo é armazenar seguindo o modelo: Ano/Mês os marcadores são os seguintes: %year%%dir%%month%, as tags são facilmente customizadas utilizando o botão com a função “Editar” reconhecido facilmente.

Prepare as regras para os nomes dos arquivos:

As definições finais podem ser guardadas em um “Perfil” para uso futuro, garantindo a manutenção do padrão utilizado. O “Perfil” salvo é um atalho que carrega todas as configurações para utilização imediata, uma vez testado basta selecionar origem, destino e pressionar <start>.

Criando o Perfil:

Como exemplo prático criaremos agora o “Meu Perfil” com as seguintes características:

Método: Cópia;
Estrutura de pastas: Ano/Mês – tag: %year%%dir%%month%;
Regra para nomes: Dia de captura – Horário de captura (modelo do equipamento utilizado).* – tag: Dia %day%-%hour%h%minute%min%second%seg (%model%)
Pasta destino: D:/Exemplos Amok

Rodando o Perfil:

Clique na caixa Profile e selecione o Perfil desejado;
Selecione a pasta Origem;
Confira se o resultado previsto atende sua expectativa, até aqui nenhuma ação sobre os arquivos foi realizada, confirme clicando no botão <Start> e aguarde o processamento. Pronto!

Resultado:

Estrutura de pastas organizadas por Ano/Mês
Dentro das pastas o nome do arquivo identifica o dia, horário e equipamento utilizado, informações obtidas do registro EXIF da própria foto!

Atenção! Não funciona com arquivos digitalizados, pois não possuem os metadados EXIF.

Pegue AQUI o guia em PDF | Link para download e instalação

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *